Em entrevista à CBN Curitiba na manhã desta segunda-feira (8), o secretário de Saúde do Paraná Beto Preto disse que o Paraná está longe da meta estabelecida para a vacina atualizada contra a Covid- 19. Apenas 12% (o equivalente a 850 mil) dos paranaenses receberam a imunização bivalente até o momento, em um universo de 8 milhões e meio de pessoas elegíveis . De acordo com levantamento feito pela pasta, por exemplo, onze cidades do Paraná ainda não convocaram público com mais de 18 anos para atualização.
Beto Preto fez um apelo à população para buscar as unidades de saúde nos municípios e disse que o anúncio da incorporação da vacina ao Programa Nacional de Imunização (PNI) deve ser feito em breve.

A baixa procura se estende também à vacina contra a gripe, que atinge atualmente 26% dos parananeses. 1 milhão e 200 mil pessoas foram imunizadas até agora. Há a preocupação porque as temperaturas já estão mais amenas e o inverno logo chega.
Beto Preto alertou, ainda, para o baixo alcance de outros imunizantes – o que pode significar o retorno de doenças já erradicadas no País, como a polio. “Não há motivo para retroceder”, disse à CBN.