O início do inverno traz o alerta as doenças respiratórias. Já tomou todas as doses do esquema vacinal contra a Covid-19?

Em Curitiba, 5,71% dos usuários que deveriam ter realizado sua segunda dose de vacina contra a Covid-19 não procuraram ainda aos postos de saúde. Levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, feito à pedido da CBN Curitiba, mostra que 28,8% dos usuários que deveriam ter realizado seu reforço (com a vacina monovalente) não compareceram. Desde o início da campanha 1,8 milhões de curitibanos foram imunizados contra a doença. A cobertura do esquema primário, na população em geral, está em 86,5%. Já no caso das crianças entre 6 meses a 9 anos, a cobertura contra a Covid-19 é de 41,33%.

No caso da vacina contra a gripe (influenza), a cobertura é de 37,4% do público prioritário, composto por mais de 698 mil pessoas. A maior cobertura é de Puérperas, com índice de 57,1%. A menor cobertura é de pessoas com deficiência: 1,9%. Até o dia 16 de junho Curitiba tinha aplicado um total de 413 mil doses da vacina contra a gripe.

Marion Burger, médica infectologista da Secretaria Municipal de Saúde, alerta para que a população busque as vacinas, principalmente agora, com a chegada do inverno e das baixas temperaturas.

Ela afirma ainda que o vírus influenza A H1N1 está em circulação na cidade. A vacina da gripe previne que a doença se agrave.

As vacinas contra a influenza e Covid-19 estão disponíveis em 105 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h até o horário de fechamento de cada uma, o que pode variar (a maior parte fecha às 19h). Os horários e endereços estão no site Imuniza Já Curitiba.