Está chegando o Dia D de Multivacinação, que acontece neste sábado (20), e é importante ressaltar que a população compareça aos postos de saúde para atualizar a carteira vacinal, pois entre tantos vírus que circulam no país, há casos confirmados de sarampo no Brasil.

No Paraná, não há casos confirmados nem suspeitos da doença, mas de acordo com o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Curitiba, Alcides Oliveira, os casos confirmados de sarampo em outros estados elevam ainda mais o alerta em relação à doença e reforçam a importância da vacinação.

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), há casos confirmados da doença nos estados de São Paulo e Amapá, o que aponta a volta da circulação do vírus no país. As contaminações confirmadas em São Paulo, segundo informações dos órgãos de saúde do estado vizinho, são autóctones, o que significa que as pessoas contraíram o vírus no local onde moram e não em viagem.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2019, com a confirmação de quase 21 mil casos da doença e após um ano de circulação do vírus, o Brasil perdeu a certificação de ‘País livre do vírus do sarampo’ e deu início a novos surtos. Em 2020 foram confirmados cerca 8.450 casos e, em 2021, o país registrou 676 casos confirmados da doença.

O sarampo é uma doença infectocontagiosa causada por vírus, e é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países do Terceiro Mundo. A transmissão acontece diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar.

Além do sarampo, circula no Brasil o coronavírus e ainda há a preocupação com a poliomielite. Diante disso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza neste sábado (20), em Curitiba, o terceiro Dia D de Multivacinação em menos de dois meses. A ação segue orientação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, lançada pelo Ministério da Saúde, a fim de ampliar a cobertura vacinal para garantir que muitas doenças não voltem a circular no Brasil e também resgatar a atualização das vacinas.

Para o Dia D de Multivacinação, 19 unidades de saúde ficarão abertas das 9h às 17h. Os postos de saúde de Curitiba disponibilizam 19 tipos de vacinas para crianças, adolescentes, adultos e idosos, que terão mais uma oportunidade para colocar a carteira vacinal em dia.

Além do Dia D de Multivacinação, na próxima semana, entre 22 e 26 de agosto, a Secretaria de Saúde de Curitiba vai estender o horário da vacinação até as 21h nas unidades de saúde Hauer, Mãe Curitibana, Bacacheri, Santa Felicidade e Vila Feliz, sendo cada uma em uma região da cidade (Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro).

Serviço

Multivacinação em horário estendido, entre 22 e 26/8, das 8h às 21h.

Distrito Sanitário Boa Vista

Unidade de Saúde Bacacheri

Avenida Erasto Gaertner, 797 Bacacheri

Distrito Sanitário Boqueirão

Unidade de Saúde Hauer

Rua Waldemar Kost, 650 – Hauer

Distrito Sanitário Matriz

Unidade de Saúde Mãe Curitibana

Rua Jaime Reis, 331 – Alto do São Francisco

Distrito Sanitário Pinheirinho

Unidade de Saúde Vila Feliz

Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo

Distrito Sanitário Santa Felicidade

Unidade de Saúde Santa Felicidade

Via Veneto, 10 – Santa Felicidade