Moradores de 29 cidades do Paraná podem retirar o valor do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) no chamado Saque Calamidade, serviço emergencial para municípios atingidos por desastres naturais, como os tornados e as tempestades no centro-sul do Paraná no último dia 7 de novembro.
A cidade de Rio Bonito do Iguaçu, que teve 90% de estabelecimentos e residências destruídos com um dos tornados, foi incluída no modelo desde a última terça (11).
A Caixa Econômica Federal estima que aproximadamente 5,2 mil trabalhadores do município têm direito ao Saque Calamidade. Em menos de uma semana, 400 pessoas já fizeram a solicitação, conforme revelado pelo superintendente de rede da Caixa no oeste do Paraná, Cleiton Beje.
Em Rio Bonito do Iguaçu, o pedido pode ser feito em agências da Caixa Econômica Federal, na unidade móvel localizada na praça em frente à Igreja Matriz, ou ainda pelo aplicativo do FGTS.
O saque do FGTS por razões de calamidade pública é limitado ao máximo de R$ 6.220 para cada conta, com limite ao saldo disponível, por motivo de necessidade pessoal, urgente e grave em caso de desastre natural.
São considerados desastres naturais: enchentes, inundações, alagamentos, inundações por invasão do mar, precipitações de granizos, vendavais, ciclones, tornados, trombas d’água, tufões, furacões e desastres decorrentes do rompimento de barragens.
A cidade precisa oficialmente estar em calamidade pública para a liberação do saque. Em Rio Bonito do Iguaçu, o governador Ratinho Junior (PSD) fez o decreto no dia seguinte ao tornado.
O superintendente Cleiton Beje contou que o prazo, do decreto até a liberação do recurso, durou um dia útil, por conta do final de semana.
Para realizar a solicitação, o trabalhador precisa encaminhar um documento oficial com foto e um comprovante de endereço no município atingido pela tragédia. No aplicativo, também é pedida uma “selfie”, foto frontal para posterior validação facial.
Cleiton Beje lembrou que, caso o morador tenha perdido o comprovante por conta dos desastres, é emitida uma declaração de residência, que também vale para a situação. Em Rio Bonito do Iguaçu, está instalado um ponto dentro da unidade móvel exclusivamente para esta finalidade.
A solicitação deve ser informada até o dia 6 de fevereiro de 2026.
Outros municípios paranaenses têm Saque Calamidade disponível
O Saque Calamidade do FGTS está disponível para outros 28 municípios. São eles: Alto Piquiri, Altônia, Alvorada do Sul, Araruna, Astorga, Barbosa Ferraz, Barracão, Boa Ventura de São Roque, Bom Sucesso, Borrazópolis, Califórnia, Cambira, Dois Vizinhos, Goioxim, Inácio Martins, Jandaia do Sul, Leópolis, Miraselva, Nova Aurora, Pitangueiras, Planalto, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Ramilândia, Rio Bonito do Iguaçu, Santa Helena, Santa Maria do Oeste, São João do Ivaí e São João do Triunfo








