A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) realizou uma reunião com moradores da região onde será instalada a Barragem Miringuava, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A ação foi realizada na última segunda-feira (13) e integra as iniciativas de atividades socioambientais na área do reservatório.
O empreendimento irá integrar o Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC). A barragem será responsável por armazenar quase 40 bilhões de litros de água, auxiliando no abastecimento hídrico na região da capital paranaense.
A reunião tratou sobre como se dará a última etapa antes do início do enchimento do reservatório e apresentou informações e orientações específicas para os moradores. Além das pessoas que vivem na região, a reunião teve a participação de representantes da prefeitura de São José dos Pinhais.
Também estiveram na reunião integrantes da Polícia Militar Ambiental e empresários da região. A Sanepar informou que, durante o processo de supressão da vegetação, resgate de animais e início de enchimento do reservatório, a população precisará estar atenta e se afastar dos locais onde as ações serão realizadas.
A empresa apresentou para o Instituto Água e Terra (IAT) o projeto do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Neste local, serão recebidos, alimentados e avaliados animais retirados da área de alagamento. O espaço contará com médicos veterinários, biólogos e equipe técnica para resgate da fauna.








