Moradores e veranistas consumiram mais de 1 bilhão de litros de água no litoral nos primeiros dias da temporada de verão, de 17 de dezembro a 2 de janeiro. O número é o equivalente a 11 dias de consumo em Curitiba. Já a média diária tem sido de 63 milhões de litros. Historicamente, a população do litoral mais do que triplica nesta época, neste ano a expectativa é de pelo menos 1 milhão de veranistas na região.
Para este ano, a Sanepar produziu 13% a mais de água em relação a 2022. Durante o verão, a Sanepar afirma que mantém uma estrutura operacional diferenciada no Litoral para atender ao grande aumento da população nas praias e garantir regularidade no abastecimento.
Houve apenas registros pontuais de falta de água ou de baixa pressão na rede, causados por rompimentos de rede e vazamento oculto, segundo a concessionária de saneamento.
Com apoio de caminhões-pipa, a companhia também instalou 33 geradores de energia elétrica em sistemas de captação, produção e distribuição de água e também no sistema de esgoto do Litoral, para prevenir o desabastecimento em caso de falta de energia.

 

Redação com Assessoria