Foi suspenso nesta quinta-feira o rodízio de água na cidade de Colombo. Último município da Região Metropolitana a deixar de ter interrupções no abastecimento feito pela Sanepar. Cerca de 20% dos bairros ainda permaneciam com o rodízio, por serem abastecidos por um sistema isolado, com água do Aquífero Karst, que com as chuvas que se intensificaram melhorou a vazão dos poços e consequentemente o fornecimento de água voltou a ser regularizado em toda a cidade.

Foram necessários mais de dois meses, depois do término do rodízio na Capital e em quase toda a área de abrangência do Sistema Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC), no dia 21 de janeiro, para que o abastecimento voltasse ao normal em Colombo. Como explicou o diretor-presidente da Sanepar, Cláudio Stabile.

O prefeito de Colombo, Helder Luiz Lazarotto, também falou sobre o fim do rodízio.

O abastecimento pode ser normalizado porque a Sanepar ampliou o fornecimento de água vinda do SAIC para os bairros Santa Fé e Curitibano com a instalação de uma estação elevatória, no bairro Roça Grande. A partir dessa ação, o equipamento aumentou a pressurização de água na rede, que ao ser bombeada, passou a ser distribuída para regiões mais altas de Colombo.

Além disso, o reservatório de água tratada da Vila Guarani, que atende parte do município, também passou a auxiliar o abastecimento com mais 50 litros por segundo para complementar a perda da vazão do aquífero Karst.