O saldo de empregos na indústria mais que dobrou em 2021 no Paraná. Foram mais de 44 mil novas vagas formais de trabalho no estado no ano passado. O destaque ficou para a produção de alimentos, confecções e artigos do vestuário e madeira.

O estado foi o quarto no país que mais abriu vagas no setor industrial, ficando atrás apenas de São Paulo, que teve mais de 112 mil, Minas Gerais, com mais de 65 mil e Santa Catarina, com mais de 53 mil. O Brasil contratou mais de 475 mil novos trabalhadores neste segmento no ano passado. O Paraná representou 9,3% do total de vagas abertas pela indústria nacional.

Os números foram divulgados nesta segunda-feira pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

Segundo o economista da Fiep, Thiago Quadro, o desempenho positivo da economia já acontece há alguns semestres no Paraná.

Os setores de serviços e comércio lideraram o ranking do mercado de trabalho paranaense no período, com 66 mil e 45 mil novos postos de trabalho abertos.

O crescimento dos empregos na indústria foi puxado especialmente pelo desempenho do setor alimentício, o maior empregador do estado, com 7 mil novas contratações. Em seguida, vem a atividade de confecções e artigos do vestuário, com mais de 5 mil.

O Novo Caged também divulgou o resultado mensal dos empregos. No Paraná, a indústria fechou mais de 6.500 vagas em dezembro. No Brasil, foram 92 mil vagas a menos no setor neste mesmo mês.