Moradores do bairro Guarituba reclamam que a linha de ônibus, que leva o mesmo nome do bairro, passava pela Rua São José, mas foi retirada do local e desviada para a Rua Andorinhas em razão de uma obra. Porém, mesmo após o término do serviço, os moradores relatam que o ônibus nunca mais voltou a circular pelo local.

De acordo com informações repassadas por alguns passageiros, há pessoas que precisam andar muitas quadras ou, até mesmo, ir a outro bairro para pegar o transporte coletivo. Esse é o caso da Rita, que sai de casa de madrugada para não chegar atrasada ao trabalho.

Rita contou que quando os moradores ligam para a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), para pedir uma explicação, só encontram descaso.

Elenira é outra usuária do transporte público que tem enfrentado muita dificuldade, pois tem problemas de saúde.

Já Maria Luiza contou que passa por um caminho com pouca circulação de pessoas, praticamente deserto, para pegar ônibus.

Edilene é outra usuária do transporte público que se sente prejudicada com a alteração de rota da linha Guarituba.

Em verde, antiga operação da linha D22 Guarituba pela rua São José. Em vermelho, como ficou após mudança de itinerário para Rua Andorinhas. Foto: Amep.

Segundo a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), a mudança foi feita não apenas por causa da obra, mas por um pedido da população que mora na rua Andorinhas para ter acesso ao ônibus Guarituba. Conforme a Amep, na época, foi verificado que a passagem do ônibus pela Rua Andorinhas atenderia um número maior de usuários.

A agência disse que toda mudança acaba atingindo alguém, mas que a alteração tem o objetivo de atender o maior número de pessoas. Sendo assim, e acordo com a Amep, se a linha voltar para a Rua São José, todas as pessoas da rua Andorinhas deixam de ser atendidas.