Desde o fim de abril, uma grande união de esforços foi feita no Paraná para que a população possa contribuir com doações aos desabrigados e às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Os principais itens necessários para quem está desabrigado e foi resgatado são:

água potável;
alimentos não perecíveis;
itens de higiene pessoal (sabonete, pasta de dente, shampoo, escova de dente);
itens de limpeza (exceto inflamáveis e corrosivos);
ração para animais (cães e gatos).

Essas doações podem ser entregues em todas as sedes do Corpo de Bombeiros do Paraná. A princípio o prazo era até esta quarta-feira (8), mas houve uma adequação de acordo com o capitão Marcos Vidal, da Defesa Civil do Paraná.

Outra instituição que passou a receber doações são os Correios. O superintendente dos Correios no Paraná, Marcos Paulo Paim, reforça que todas as sedes da empresa estão aptas a receber os donativos e que medicamentos, que não necessitam de prescrição, também estão sendo arrecadados.

A estatal irá transportar mais de 50 toneladas de roupas doadas pela Receita Federal. As mercadorias apreendidas pelo órgão serão enviadas para Porto Alegre com o apoio dos Correios e, após passarem por triagem, serão entregues nos locais que a Defesa Civil indicar.

A prefeitura de Curitiba informou que também serão aceitas doações, até o dia 8, em todos os postos da Guarda Municipal, Ruas da Cidadania, unidades da Fundação de Ação Social (FAS) e das secretarias municipais de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) e do Esporte Lazer e Juventude (Smelj).

Já a Provopar estadual recebe doações de agasalhos, colchões, cobertores, alimentos não perecíveis, ração para cães e gatos; materiais de limpeza e de higiene pessoal; água; roupas de cama e banho e utensílios domésticos.
Nas sedes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) também é possível entregar as doações. A logística de distribuição e entrega dos mantimentos será feita pela Defesa Civil, com apoio de outros órgãos e empresas.