A Medicina Veterinária do Coletivo (MVC) foi reconhecida como uma nova especialidade pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária em 2021 e a UFPR se tornou pioneira no ensino e especialização nesta área.

Mas, afinal, o que é a Medicina Veterinária do Coletivo? Segundo a professora da UFPR, Rita Garcia, integrante da equipe responsável pelo projeto, é um espaço onde são agregados serviços já prestados à comunidade em situação de vulnerabilidade.

Rita Garcia conta que serão prestados, entre outros serviços, atendimento médico veterinário social e castrações para animais de famílias em situação de vulnerabilidade e animais abandonados cuidados por protetores independentes; perícia de animais vivos e curso de banho e tosa para jovens em situação de vulnerabilidade.

Entre os serviços oferecidos pelo Centro de Medicina Veterinária do Coletivo à comunidade em geral estão Perícia de Animais Vivos (SPA) com um termo de cooperação com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná (SESP).

Em parceria com os órgãos policiais, o Centro vai investigar denúncias de maus-tratos a animais. Também ofertará serviços de perícia veterinária para tutores que apresentem boletim de ocorrência.

Rita Garcia também explica que o Centro vai atuar com a Medicina Veterinária de Desastres, uma forma de auxiliar os tutores em situações de risco como enchentes, alagamentos, etc.

A nova unidade vai funcionar no Setor de Ciências Agrárias, no bairro Cabral, e contará com seis salas de atendimento, banheiros e estacionamento.

William Bittar