Nos últimos dias recebemos mensagens de ouvintes reclamando sobre buracos em diferentes vias de Curitiba, em diferentes bairros, por falta de manutenção. A reportagem da CBN Curitiba verificou a situação, não apenas junto aos moradores, mas também com associações e conselhos comunitários de segurança, que reforçaram essas demandas. O secretário de obras públicas conversou com a gente e esclareceu alguns pontos. Vamos acompanhar os detalhes na reportagem de Grasiani Jacomini.

Como está a situação da rua da sua casa? E por onde você transita diariamente? A via ainda está sem asfalto? A manutenção está sendo feita? O Claudemir França ouvinte da CBN Curitiba, morador do Campo do Santana, quer asfalto na rua da sua casa.

De acordo com o presidente do Conselho comunitário de segurança do Hauer e Boqueirão, Rodrigo Vidal, as observações para a Prefeitura com relação à manutenção das ruas do bairro são feitas pelo canal tradicional do 156, mas nem sempre o retorno vem. Segundo ele, uma solução é o Fala Curitiba.

Na região do Hauer e Boqueirão há algumas ruas que precisam de um olhar diferenciado.

As solicitações algumas vezes chegam na Câmara Municipal. De janeiro até o dia 12 de abril de 2022, 251 requerimentos envolvendo pavimentação em Curitiba foram protocolados no legislativo municipal pelos vereadores. No mesmo período do ano passado foram registrados 256 requerimentos. Em todo o ano de 2021 foram mais de mil. Os dados estão disponíveis no portal da Câmara e foram apurados pela reportagem da CBN Curitiba.

E as respostas são procuradas diariamente por quem também estuda a gestão urbana. Carlos Hardt é arquiteto e professor da PUCPR. Ele afirma que hoje as vias precisam ser estruturadas, não só para receber a grande circulação de veículos.

Em entrevista à CBN Curitiba nesta terça-feira (19), o secretário municipal de obras públicas Rodrigo Rodrigues esclareceu que existe um programa de pavimentação na cidade.

O secretário disse que manutenções pontuais são feitas com frequência.