Nesta semana a Receita Federal fez um alerta sobre um novo golpe envolvendo a restituição de impostos para lesar o cidadão.

Conforme o órgão, os criminosos enviam para as possíveis vítimas um e-mail com um assunto apelativo de “Saque Imediato”. Além disso, eles usam termos técnicos como PER/DCOMP e ainda tentam dar veracidade ao conteúdo por meio de citações de leis e alíquotas, disponibilizando, por fim, um link que, na verdade, é o meio pelo qual eles conseguem dados pessoais das pessoas.

Mas esse é apenas mais um dos inúmeros métodos utilizados pelos golpistas para enganar as vítimas.

Recentemente, a Secretaria Estadual da Fazenda do Paraná (Sefa), alertou sobre um golpe utilizando o nome do programa Nota Paraná, onde os criminosos enviam mensagens por aplicativo de celular para as pessoas, informando sobre um prêmio a ser recebido, além de eletroeletrônicos sorteados.

O delegado Emmanoel David, da Delegacia de Estelionatos de Curitiba, frisa que o cuidado mais básico que deve ser tomado pelas pessoas é o de não achar que tudo é protegido no mundo virtual.

Conforme Emmanuel David, em 2021, o golpe mais comum atendido pela delegacia especializada foi o de clonagem do aplicativo de mensagens whatsapp.

No entanto, uma outra modalidade de crime envolvendo o aplicativo começou a chamar a atenção da polícia.

O delegado explica ainda como esse golpe é aplicado.

Pessoas que, eventualmente, tenham caído em algum tipo de golpe, devem procurar a Polícia Civil para registrar o boletim de ocorrência.

Em Curitiba, a Delegacia de Estelionatos fica na Rua Professora Antonia Reginato Vianna, 1177, no bairro Capão da Imbuia