As linhas de transporte que atendem a Região Metropolitana de Curitiba, coordenadas pela Comec, passarão a ter tarifa diferenciada entre pagamento em dinheiro ou cartão. A medida foi anunciada nesta segunda-feira (28) e passa a valer a partir do dia 15 de março, nas duas modalidades – tanto para pagamento com o Cartão Metrocard, quanto em dinheiro.

A tarifa para pagamento no cartão para as cidades do primeiro anel, que hoje é de R$ 4,50, passará para R$ 4,75. Para pagamentos realizados em dinheiro, o valor da tarifa nas cidades do primeiro anel será de R$ 5,50, seguindo o valor praticado por Curitiba. Já nas cidades com tarifas diferenciadas os valores praticados serão:

De acordo com o presidente da Comec Gilson Santos, o anúncio da alteração da tarifa foi feita com antecedência já para os usuários se organizarem e garantirem o cartão metrocard. A primeira via do cartão metropolitano será gratuita.

Gilson justifica que o cartão traz mais segurança aos usuários.

As pessoas físicas podem fazer o cartão, nos terminais metropolitanos ou na Metrocard, levando cópia do RG, CPF e comprovante de residência. Apesar da primeira via do cartão ser gratuita, será necessário fazer uma carga mínima de 01 (uma) passagem no momento da aquisição.

Já os passageiros que têm direito à isenção tarifária por lei (idosos, portadores de deficiência, funcionários das empresas de ônibus da RIT e RIT/M), deverão fazer o cadastramento, na Metrocard ou terminais metropolitanos, levando RG, CPF e comprovante de endereço. Os portadores de deficiência deverão apresentar também o laudo médico da Secretaria Estadual de Saúde, bem como a avaliação sócioeconômica emitida pelo Serviço de Assistência Social do município em que reside.

Os passageiros com isenção tarifária terão recurso de biometria facial, tecnologia que possibilita reconhecer se o cartão realmente pertence ao usuário, inibindo furtos e fraudes.

Endereços:

Central Metrocard
Rua Tibagi, 366 – Centro – Curitiba
Serviços: Cadastro Comum, Gratuidades e Operador, Venda de Créditos, 2ª Via, Extrato e Autoatendimento.
Atendimento de segunda a sexta, 8h às 17h.

Terminal de Pinhais
Serviços: Cadastro Comum, Gratuidades, Venda de Créditos, 2ª Via e Autoatendimento.
Atendimento de segunda a sexta, 8h às 18h.

Terminal de Fazenda Rio Grande
Serviços: Cadastro Comum e Gratuidades, Venda de Créditos, 2ª Via e Autoatendimento.
Atendimento de segunda a sexta, 7h às 19h.

Terminal de Campo Largo
Serviços: Cadastro Comum e Gratuidades, Venda de Créditos, 2ª Via e Autoatendimento.
Atendimento de segunda a sexta, 8h às 19h.

Terminal Central – São José dos Pinhais
Serviços: Cadastro Comum e Gratuidades, Venda de Créditos, 2ª Via e Autoatendimento.
Segunda a sexta – 8h às 17h, fechando para almoço entre 12h e 13h.

Terminal Afonso Pena – São José dos Pinhais
Serviços: Cadastro comum e Venda de Créditos.
Segunda a sexta – 8h às 17h, fechando para almoço das 12h30 às 13h30

Terminal de Guaraituba
Serviços: Cadastro Comum e Gratuidades (Não efetua recarga de cartão e nem 2ª via)
Segunda a sexta – 8h às 17h – Fecha para o almoço das 12h30 às 13h30.

Totens de Autoatendimento
Nos totens de autoatendimento você pode recarregar o seu cartão transporte, colocar créditos no celular, pagar boletos, comprar pacotes Netflix, consultar o CPF no Serasa entre outros serviços.
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·         Terminal de Guaraituba
·         Terminal de Maracanã
·         Terminal de Pinhais
·         Terminal de Piraquara
·         Terminal de São José
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