O município de Pinhais, região metropolitana de Curitiba publicou nesta segunda-feira (23) um novo decreto que segue a linha da capital e recomenda o uso de máscaras em locais fechados ou com aglomerações.

Segundo a secretária de saúde do município, Adriane Carvalho, permanece obrigatório o uso para pessoa com sintomas de Covid-19, ou de gripe e ainda em serviços de saúde.

Piraquara informou à CBN Curitiba que avalia uma possível mudança, mas no momento permanece a recomendação de uso somente em unidades e equipamentos de saúde.

São José dos Pinhais afirmou que mantém o decreto já publicado, que segue o governo do estado e desobriga o uso em espaços internos e externos, mas recomenda em serviços de saúde.

Colombo não informou à CBN Curitiba se deve fazer alterações.

Campo Magro publicou na última semana um decreto que obriga o uso de máscaras em todos os prédios públicos, tanto pelos servidores quanto da população atendida. A ausência do uso de máscaras pela população acarreta na impossibilidade de ingresso nas repartições públicas. O executivo recomenda ainda o uso de máscaras por alunos de todas as idades da rede municipal de educação da cidade.

Já em Araucária, o uso da máscara voltou a ser recomendado na semana passada, mas para tentar reduzir o índice de casos de gripe e outras síndromes respiratórias na cidade. O secretário de saúde, Adilson Suguiura, explica que nos últimos dias os casos de Covid também aumentaram, o que reforça ainda mais a importância do dispositivo de segurança.

O índice de positividade para Covid-19 em Araucária está hoje em 30% segundo o secretário.