A Copa do Mundo começa no dia 20 de novembro. O Brasil estreia no dia 24 de novembro, contra a Sérvia, às 16h, e tem muita gente na expectativa para acompanhar a partida. A prefeitura de Curitiba já publicou em decreto que o expediente será diferenciado em dias que a Seleção entrar em campo.
Em todos os órgãos da administração pública da capital, a carga horária será reduzida. Vai funcionar a partir das 8 horas, mas encerra entre 11h e 14h, de acordo com o horário da partida do dia. Já o Governo do Estado ainda não definiu como o setor vai trabalhar.
Na iniciativa privada, o que prevalece é o bom senso. De acordo com o advogado Rafael Fazzi, especialista em direito do trabalho, não há obrigação para que os empregadores liberem os funcionários em dias de jogos, mas é comum que as empresas realizem acordos para que a redução de expediente ou eventuais folgas aconteçam.
Apesar de não ser obrigatório e não proporcionar benefícios financeiros ao empregador, o advogado ressalta que o clima organizacional registra sim um ganho com este tipo liberação.
Com este clima de confraternização, a expectativa segundo o doutor em Psicologia, Paulo Porto, é de que a Copa do Mundo ajude a unir de volta o país após a grande polarização vivida com as eleições de 2022.
Para fortalecer a torcida muitas empresas pretendem colocar televisores em espaços que reúnam os trabalhadores dentro da empresa ou até reduzir a jornada com a compensação de horas. Com reforço na torcida, agora a expectativa maior vai ser a conquista do hexa!