Uma força tarefa foi realizada nesta semana por agentes da Polícia Civil, do Instituto Água e Terra (IAT) e Força Verde para verificar denúncias de maus-tratos contra animais . Em uma das abordagens, em Pato Branco, 169 animais foram localizados –  parte deles estava em situação deplorável. Alguns desnutridos, feridos, explica o Capitão Nairo, do Batalhão de Polícia Ambiental.

O dono de uma das áreas informou que aluga o local sem contrato. O suposto locatário foi contatado pelas equipes, mas não compareceu no espaço onde os animais foram encontrados. Por isso, o proprietário da área foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil para os procedimentos legais e autuado em R$ 25 mil.

O capitão Nairo ainda informa que as ações são possíveis muito por conta de denúncias.

A prática é crime, previsto na Lei Federal n° 9.605/98. São considerados maus-tratos: violência física, abandono, manutenção do animal preso a correntes ou cordas, ou em locais sem ventilação ou entrada de luz. Manter os bichos trancados em locais pequenos e sem cuidado com a higiene, com restrição de movimentação ou até mesmo desprotegidos contra o sol, chuva ou frio, também caracteriza crime. O telefone para a denúncia é 181.

Repórter Marinna Prota