Nos últimos dias a situação do destino dos resíduos foi discutida no Paraná. Para Curitiba e Região Metropolitana, já está disponível a consulta pública à minuta da reedição do edital de licitação para implantação do Sistema Integrado e Descentralizado de Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos.

Os comentários, sugestões e pedidos de esclarecimentos poderão ser encaminhados por e-mail ou correspondência. Após o período de consulta, está prevista a realização da audiência pública. A publicação da licitação deve acontecer em setembro.

Entre os resultados esperados do novo sistema de tratamento de lixo está a redução significativa, de forma gradativa, dos resíduos encaminhados a aterros sanitários, com a melhoria da separação e reaproveitamento energético.

A aprovação do relançamento do edital pelos prefeitos dos municípios que fazem parte da entidade aconteceu em assembleia presidida pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, no último dia 20 de julho, na capital.

O Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (Conresol), formado por 24 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, é o responsável pela organização da gestão do sistema de tratamento e destinação dos resíduos sólidos.

Rosamaria Milléo Costa, Secretária Executiva do Consórcio explica que o sistema deve ser diferente do já existente.

Não devem ser mais enterrados resíduos nos aterros, e a proposta é não gerar passivos ambientais.

A Prefeitura de Curitiba informa que o relançamento da concorrência acontece após a suspensão solicitada pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) no período mais grave da pandemia de Covid-19. O novo edital contempla as mudanças pelo TCE-PR e pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR)
Como participar:

Sugestões podem ser feitas no site do Consórcio (https://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/consorcio-intermunicipal-para-gestao-dos-residuos-solidos-urbanos/132), pelo e-mail [email protected] ou por correspondência para o endereço físico da entidade, na Avenida Manoel Ribas, 2.727, Bloco G, no bairro Mercês, em Curitiba.

A audiência pública está marcada para o dia 17 de agosto, às 10h, no auditório da Regional Santa Felicidade (Rua Santa Bertila Boscardin, 213, Rua da Cidadania – Santa Felicidade, Curitiba).

Com informações da assessoria