Distanciamento, uso do extintor e manutenção periódica podem evitar ou conter incêndios em carros. A Orientação é do Corpo de Bombeiros após o registro de incêndio em um táxi em Curitiba nesta terça-feira (07). O motorista conseguiu escapar mas o carro ficou destruído.

Não há informações sobre as causas do incêndio, mas esse tipo de ocorrência costuma acontecer sem avisos e pegar o motorista de surpresa. Quando os sinais de fogo são menores é possível utilizar extintores para conter as chamas, já em outros casos, pode não haver tempo para agir sem que a pessoa corra riscos.

A capitã do Corpo de Bombeiros, Luisiana Guimarães Cavalca, orienta que o motorista pare o veículo imediatamente ao perceber fumaça. A pessoa pode tentar conter o início das chamas com o extintor de incêndio do veículo, ou com a ajuda de outros motoristas.

Ela também orienta que a manutenção do veículo deve ser realizada sempre em oficinas especializadas. Segundo ela, muitos casos acontecem após o carro retornar da manutenção elétrica.

Outro alerta é com o uso do extintor, o item não é mais obrigatório no carro. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) tornou facultativo o uso do extintor de incêndio em carros, caminhonetes, camionetas e triciclos de cabine fechadas.

Mesmo assim, os carros saem de fábrica com um extintor disponível para uso. O único cuidado que deve ser tomado é com a validade do produto. A validade de extintores costuma ser de cinco anos, mas o item conta com um indicador que mostra a condição do produto.