A situação das rodovias que dão acesso ao litoral paranaense continua trazendo transtornos para quem precisa acessar a região. Nesta quinta-feira (16), a Estrada da Graciosa, como é conhecida a PR-410, precisou ser novamente interditada. A medida foi tomada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) devido ao acumulado de chuva registrado nos últimos dias. O órgão diz que choveu mais de 300 mm no local das obras onde desmoronamentos de terra aconteceram. Não há previsão de uma nova liberação da estrada, o que deve acontecer somente quando as condições climáticas ficarem mais estáveis.

Já a BR-277 está com o trânsito liberado, mas possui dois pontos de desvios por conta de rachaduras na pista e de deslizamentos de terra. No KM 42, onde rochas se soltaram e caíram na faixa de rolagem em novembro do ano passado, os trabalhos foram retomados após um acidente com um caminhão danificar o guindaste utilizado para os serviços de contenção. A previsão é de que o trecho seja liberado ainda no fim deste mês, mas enquanto isso, o tráfego flui em uma faixa no sentido litoral e duas no sentido Curitiba.

No KM 33, onde houve um afundamento do pavimento, o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) começou o processo de retirada do asfalto. O superintendente do órgão, Christiano Schineider Machado, afirma que uma definição do tipo de trabalho que será feito deve acontecer nos próximos dias.

O DNIT prometeu também executar com celeridade os serviços no trecho da rachadura.

Mas para quem usa a rodovia com frequência, como o engenheiro civil, Gean Carlos Oliveira que trabalha em uma construção em Paranaguá, o transtorno tem sido constante, não só pelos desvios operacionais, mas também pela falta de manutenção da BR-277.

Uma alternativa de acesso para os usuários é pela BR-376, em Guaratuba, que também passa por obras de recuperação. O trecho foi atingido pelo desmoronamento de terra no KM 668, em 28 de novembro de 2022, quando dois caminhoneiros morreram após serem empurrados para uma região de vale pela lama que desceu da encosta.

Até o momento, a concessionária Arteris Litoral Sul, que administra o trecho, liberou quatro das seis faixas de rolagem. O fluxo de veículos ainda é intenso nos fins de semana, com registro de filas. Mas a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos ainda no primeiro semestre deste ano.

Como rotas alternativas para o estado de Santa Catarina, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também indica a BR-116 e a BR-470.

Enquanto isso, no sentido interior, na cidade de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, a PR-090 precisou ser novamente interditada. O trecho que fica no distrito de Bateias não possui asfalto e passa por constantes quedas de barreiras e materiais na pista. O Departamento de Estradas de Rodagens do Paraná (DER-PR) disse que a interdição vai permanecer até que serviços de contenção possam ser realizados na região, no entanto, as chuvas atrapalham os trabalhos que serão feitos com cautela. Como rota alternativa, o DER/PR sugere a PR-151 e BR-376.