Após uma forte chuva ter causado transtornos em Curitiba nesta terça-feira (20), o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) apontou que a expectativa é de que ocorram novas pancadas de chuva no estado ao longo desta semana. No temporal registrado na capital, a precipitação alcançou 43 milímetros em apenas 1h30 e houve queda de energia.

A Defesa Civil apontou que não foram registrados desabrigados ou desalojados, mas apontou que está atenta, junto à prefeitura e à Guarda Municipal, para realizar novos atendimentos que possam surgir. O meteorologista do Simepar, Samuel Braun, explicou que a chegada de uma frente fria em alta velocidade pode causar chuva generalizada no estado, e ventos de mais de 70 km/h.

A partir de sexta-feira (22) os termômetros devem cair após a atuação de um ar menos aquecido na atmosfera. As temperaturas mínimas podem ficar abaixo dos 15ºC nas regiões Centro Sul, Campos Gerais e Metropolitana. Para o outono, o também meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, apontou que parte do estado deve ter chuva abaixo da média, enquanto que as cidades da Região Metropolitana de Curitiba devem seguir na normalidade.

O temporal desta quarta-feira (19) causou alagamentos, segundo a prefeitura, na Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, no Campo Comprido; na Avenida Toaldo Túlio, no Santa Felicidade; na Rua Madre Clelia Meroli, próximo ao terminal de Santa Felicidade; na Rua Professor Lycio Grein Castro Vellozo, nas Mercês; na Rua Carlos de Carvalho com Voluntários da Pátria, no Centro. Também houve relatos em outros pontos da cidade.

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) apontou que 8 mil pessoas ficaram sem abastecimento de energia, e a maioria dos domicílios afetados estava na capital, onde 3,5 mil ficaram sem eletricidade. O bairro Campina do Siqueira concentrou boa parte dos desligamentos. Caso haja necessidade, a prefeitura orienta para que as pessoas liguem para os telefones 199, da Defesa Civil; 153, da Guarda Municipal; 156, da prefeitura; e 193, do Corpo de Bombeiros.