A Prefeitura de Rio Branco do Sul solicitou que seja decretada situação de emergência na cidade. Os deslizamentos de terra contabilizados nos últimos dias, após as fortes chuvas, afetaram mais de mil pessoas. Até esta terça-feira (31), 88 pessoas estavam desalojadas, segundo boletim atualizado da Defesa Civil do Paraná.

O decreto de emergência deve auxiliar no processo de construção das áreas mais afetadas e no atendimento às famílias, de acordo com a prefeita do município, Karime Fayad.

Em Rio Branco do Sul, na comunidade de Açungui, o transporte de alimentos e água precisou ser feito, nesta terça-feira, com auxílio do helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar (BPMOA). Foi feito também o transporte de um homem que precisava passar por consulta médica em Curitiba.

Assim como Rio Branco do Sul outras cidades da RMC registraram estrados.

Almirante Tamandaré, por exemplo, registrou alagamentos. 235 pessoas foram afetadas. 68 ficaram desalojadas e 125 desabrigadas.

Araucária também resgistrou inundações. 20 desalojadas e 15 desabrigadas.

Em Piraquara, 600 pessoas foram afetadas pelos alagametnos.

Em Campina Grande do Sul, 800 pessoas foram impactadas, mas nenhuma ficou desabrigada, segundo Bihl Zanetti, prefeito da cidade.

O prefeito, que também é presidente da Associação dos municípios da região metropolitana de Curitiba (Assomec), afirma que há diálogo entre as cidades para ajudar a quem mais precisa.