O andamento dos projetos de revitalização da orla de Pontal do Paraná, no litoral, que já contam com Licença Prévia emitida pelo Instituto Água e Terra (IAT), foi detalhado no sábado (22), pelo Governo do Estado. Com o anúncio dos recursos a liberações, a expectativa é de que as obras iniciem em setembro.

A primeira intervenção consiste na revitalização urbanística de parte da orla do município, que vai ganhar calçamento, faixa para corrida, ciclovia, quiosques, lounges urbanos, sinalização horizontal e vertical, passarela para pedestres, dispositivos de acessibilidade e paisagismo ao longo de 3,66 quilômetros, entre os balneários de Monções e Canoas.
A ampliação do Molhe e da Guia de Corrente, localizados na desembocadura do Canal Artificial do Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS), no balneário de Pontal do Sul, também fazem parte do pacote anunciado.

O governador do Paraná Ratinho Junior (PSD) afirmou que esse projeto terá várias frentes de trabalho sendo executadas.

A ação prevê nova cota de coroamento para evitara invasão do rio a estrutura de contenção, ampliação da largura para passagem de maquinário, ajuste dos taludes, alteração no comprimento e implementação do headland.
O investimento total por parte do Governo do Estado nas obras está estimado em cerca R$ 45 milhões. Os anteprojetos estão em fase final de construção e as licitações devem acontecer neste ano, também pelo IAT.
O governador pontua que as obras compõem uma série de investimentos no litoral.

Depois dos trâmites burocráticos o governo acredita que em um prazo máximo de três meses as primeiras frentes de trabalho sejam abertas.