O comércio paranaense registrou aumento de 11% nas vendas em comparação com o ano passado, foi o que apontou uma pesquisa encomendada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), realizada pelo Instituto Datacenso nos dias 27 e 28 de dezembro.

O levantamento foi feito com 500 lojistas nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Cascavel, Maringá e Londrina.

O presidente da Faciap, Fernando Moraes, comentou quais foram os produtos mais vendidos no período que antecedeu as comemorações do Natal.

Moraes enumerou os motivos que levaram ao aumento das vendas, e citou a confiança do consumidor em sair de casa para fazer as compras.

Segundo a Faciap, em relação a uma pesquisa realizada pela entidade no início de dezembro, o levantamento apontou que houve uma retração em relação às expectativas dos empresários. Mas mesmo assim, a maioria dos comerciantes paranaenses segue otimista com o rumo da economia.

A gerente da Loja Andaraki do Shopping Palladium, em Curitiba, Dinorá Bettega, falou que as vendas superaram as expectativas e foram iguais as de 2019.

Dinorá falou que bateu a meta da loja antes do final do mês com as venda de Natal. Ela comentou que as lojas localizadas em shopping foram muito prejudicadas durante o período de maiores restrições por causa da pandemia.

A maior parte dos comerciantes paranaenses não contratou funcionários para trabalhar no final do ano, conforme a pesquisa Faciap/Datacenso. Curitiba foi a cidade que mais contratou nesse período, cerca de 43% das empresas entrevistadas contrataram novos colaboradores, ente eles trabalhadores temporários.

De acordo com a gerente da loja de calçados, foram contratados sete colaboradores temporários, sendo que quatro vendedores foram efetivados pela loja.

O resultado positivo no comércio reflete o otimismo quanto à retomada da confiança do consumidor e a expectativa de melhora da economia, segundo o Datacenso. Além disso, o 13º salário também influenciou no bom desempenho das vendas em relação ao ano passado.