Estudantes e professores focam na reta final para o vestibular mais concorrido do Paraná, com aulões de revisão e dicas para acertar o máximo de questões nas provas. A primeira fase de testes para entrar na Universidade Federal do Paraná será neste domingo (23).

Nesta edição, o vestibular da Universidade Federal do Paraná, terá 38.087 estudantes inscritos que disputam vagas para 136 cursos de graduação. Além deles, outros 2.994 inscritos concorrem a uma vaga no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar (PM).

Metade das cadeiras é reservada para estudantes que fizeram o ensino médio integralmente em escolas públicas. Dentro dessa parcela estão as cotas para pessoas de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

Rayane Nunes, de 18 anos, quer seguir a carreira do pai. E além das duas fases que os demais candidatos irão enfrentar, ainda terá pela pela frente uma terceira. Por isso, além da rotina de estudos, incluiu treinos físicos na preparação para o vestibular.

O estudante Pedro da França, tem 20 anos e vai tentar medicina, o mais concorrido dos cursos da Federal. Por isso, decidiu fazer um cursinho pré-vestibular e focar nas disciplinas que ele tem mais dificuldade. Serão 60 questões objetivas, mais prova de compreensão e produção de textos, composta de um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema atual. Haja controle emocional.

Álvaro Guaresi Abrão também quer cursar medicina e pretende chegar cedo ao local onde vai fazer a prova. Mesmo sabendo da concorrência, ele está confiante.

A primeira fase do vestibular será aplicada em 11 cidades, sendo 10 no Paraná e uma em Santa Catarina, novidade desta edição. O professor de geografia e geopolítica, Luiz Gustavo Bendlin, faz uma análise da prova, neste retorno pós-pandemia.

Os portões serão fechados às 13h30 e as provas serão aplicadas das 14h às 19h30. Os candidatos terão 5h30 para responder as questões.

Confira o ensalamento divulgado pela Universidade Federal do Paraná neste link.