No Paraná, cerca de 10,5 mil recenseadores vão visitar 3,9 milhões de domicílios em todos os municípios até 30 de outubro. O IBGE estima que os primeiros resultados, inclusive com dados populacionais, devem ser divulgados em dezembro.

O Censo é normalmente realizado a cada 10 anos. Em 2020 foi cancelado por conta da pandemia de Covid-19 e suspenso em 2021 por falta de verba do Governo Federal.

Em entrevista à CBN Curitiba nesta terça-feira (09), o Superintendente do IBGE no Paraná, Elias Guilherme Ricardo, explicou que os questionários poderão ser respondidos no formato físico, diretamente ao recenseador, por telefone ou por internet.

Os resultados vão auxiliar as autoridades na tomada de decisões, como investimentos públicos. Já o setor privado poderá utilizar para desvendar e entender o perfil dos consumidores.

Segundo o Superintendente do IBGE no Paraná, durante a pesquisa, dados pessoais podem ser solicitados, apenas para controle. Ele reforça que os dados não serão divulgados.

Em caso de dúvidas, moradores também podem verificar a identidade do recenseador na internet (https://respondendo.ibge.gov.br/) ou pelo telefone 0800 721 8181. Nestes casos, será preciso fornecer nome, matrícula e/ou CPF do agente do IBGE.