Um requerimento que solicita mais policiamento e ações preventivas na área central de Curitiba foi encaminhado para a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná.

O pedido da deputada Marli Paulino (SD) justifica que há reivindicação de moradores, empresários e trabalhadores do Centro, na região do calçadão da RUA XV de Novembro, Largo da Ordem e na Rua Trajano Reis e proximidades.

O comerciante de uma loja de acessórios para celulares na Rua XV, Gustavo Azevedo da Costa, conta que observa assaltos todos os dias no calçadão.

Para evitar chamar a atenção dos clientes que saem da loja com produtos, uma alternativa da loja foi usar sacolas pretas.

A Polícia Militar já possui viaturas em alguns pontos do calçadão.

Já a gerente de uma joalheria, Flavia Simon, diz que observa que os assaltantes geralmente puxam os celulares e correntes de quem transita.

Ainda segundo o requerimento, o reforço na segurança é necessária principalmente no período da noite, pois tem prejudicado o comércio local.

Segundo a presidente do Conseg São Francisco, Anna Maria Digiovanni Kieckbusch, a região da rua Trajano Reis sofre com roubos durante o dia.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública informou que “as forças policiais estaduais atuam constantemente de forma integrada em todas as regiões do Estado, incluindo a Capital, com o objetivo de minimizar ocorrências de criminalidade.

A Polícia Militar realiza constantemente o patrulhamento preventivo e ostensivo na região. Já a Polícia Civil, cabe a investigação de todos os casos policiais da área.

A Polícia Militar do Paraná informou que não vai se manifestar sobre requerimentos.

Por: Vinicius Bonato