Dos 54 deputados estaduais eleitos neste domingo (2), 30 já tinham cadeira Assembleia Legislativa do Paraná. São 24 novos parlamentares na Casa, sendo 19 homens e cinco mulheres estreantes.

O PSD, partido do governador reeleito Ratinho Junior, se manteve como a maior bancada da Casa com 16 deputados. Já a coligação de 11 partidos do atual governador elegeu junta 40 parlamentares no legislativo estadual.

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD) analisou essa ampliação da base da atual gestão em relação a 2018, que torna o trabalho do governador ainda mais confortável para aprovação de projetos de lei de autoria do Executivo.

 

Depois do PSD de Ratinho e Traiano, a segunda maior bancada é do União Brasil e da Federação PT e PV que têm sete representantes. Na sequência aparecem o Progressistas e PL com 5 deputados, seguido de Republicanos e PSDB/Cidanania com 3 cada.

O Podemos, o MDB e o Pros ficaram com duas vagas na Alep. Já outros três partidos têm apenas um deputado ou deputada representada. São eles:PSB com Luis Corti e Solidariedade com Marli Paulino e PDT com Goura.

Em entrevista à CBN Curitiba, o pedetista avaliou que o resultado das urnas mostram aumento da musculatura do governo Ratinho Jr. Segundo Goura, o direcionamento do fundo eleitoral favoreceu reeleitos.

 

O deputado reeleito avalia que a bancada de oposição ganhou algumas cadeiras, mas mesmo em menor número, fará seu papel de fiscalizar o Executivo e de buscar pautas em melhorias das políticas públicas.

A lista completa dos deputados estaduais eleitos e reeleitos está no link: https://cbncuritiba.com.br/materias/confira-a-lista-com-deputados-estaduais-eleitos-no-parana/

Por: Guilherme Marconi