O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), confirmou mais oito nomes da equipe de transição de governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no fim da segunda-feira (14). Entre eles, mais paranaenses na lista. Um dos nomes, é do presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca. Ele fará parte da área de Educação, comandada pelo ex ministro Henrique Paim, que atualmente está na Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Além de Marcelo, outros nomes de representantes do estado estão compondo a equipe de transição. Gleisi Hoffman, presidente nacional do PT, que vai atuar na Coordenação de Articulação Política. Já o deputado federal reeleito Ênio Verri (PT) vai trabalhar no Planejamento, Orçamento e Gestão. Nas Comunicações está Paulo Bernardo, ex-ministro e marido de Gleisi.
A londrinense Márcia Lopes, vai trabalhar ao lado do deputado André Quintão (PT) e da economista Tereza Campelo sob a coordenação da senadora Simone Tebet (MDB) na área da Assistência Social. O deputado federal reeleito Aliel Machado (PV) anunciou que foi oficializado como integrante da equipe de Esporte.
A equipe de transição está prevista em lei e serve para que os integrantes tenham acesso a documentos e informações do atual governo. A equipe de Lula foi dividida em 31 áreas temáticas. O presidente eleito tem o direito de nomear 50 cargos remunerados, além de contar com trabalho de voluntários.