O tratamento de doenças com medicamentos à base de canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabinol (THC) deve ser facilitado no Paraná após início no processo de regulamentação para acesso a esses medicamentos.
A expectativa é de que os remédios com eficácia comprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) possam entrar no rol de medicamentos ofertados pela Secretaria de Saúde (Sesa) e também oferecer segurança aos pacientes com doenças e síndromes que são tratadas pelas substâncias.
SAIBA MAIS:
O membro da Sociedade Brasileira do Estudo da Cannabis Sativa e médico do Centro de Acolhimento em Terapia Canabinoide, Daumiro Tanure, explica que o canabidiol é eficaz no tratamento de quadros de ansiedade, insônia e estresse em situações em que os medicamentos tradicionais não são eficazes.
A substância também é utilizada para o tratamento da espasticidade moderada a grave em decorrência da esclerose múltipla. O empresário Leonir Alba trata os sintomas de ansiedade e insônia com medicamento à base dessas substâncias. Ele relata que o tratamento foi mais eficaz em comparação com outros medicamentos tradicionais utilizados anteriormente.
Mesmo com a regulamentação, o uso dessas substâncias não é deliberado e deve ser indicado por especialistas após avaliação médica para cada caso. Para o advogado e professor no UniCuritiba, Fernando Gustavo Knoerr, o Direito ainda precisa avançar mais nos assuntos relacionados ao uso desses medicamentos para diminuir a burocracia e vê a mudança como positiva no Paraná.
Outros detalhamentos, com diretrizes e procedimentos operacionais mais específicos em relação ao acesso aos medicamentos, documentos a serem apresentados pelos pacientes e outras informações serão publicados em um ato normativo da Secretaria de Estado da Saúde. O prazo para publicação deste documento, segundo o decreto, é de 180 dias.