O índice de positividade para Covid-19 quadriplicou no Brasil nas últimas semanas e a região Sul aparece com um aumento de 5% nos casos confirmados para coronavírus. Isso fez com que as vendas de testes nas farmácias aumentassem.
Um levantamento realizado pela Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, identificou um novo aumento nos índices nos resultados positivos para Covid-19 nas mais de 980 unidades do país. A procura por testes para a doença aumentou quase 32% comparando as semanas de 10 a 16 de outubro contra última semana de 24 a 30 de outubro.
A média semanal de resultados positivos em todas as unidades do país passou de 5,64% para 21,14%, na semana de 24 a 30 de outubro, um aumento de 274%. A Região Sul registrou alta de 5,2% nos casos positivos no período. Leandro Luize, da Abrafarma, Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias, confirma o aumento.
A média de volume de testes realizados em todas as unidades do Brasil apresentou aumento de 32%. José Eduardo Levi, Virologista e Superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento e Novos Produtos da Dasa, diz que há uma relação direta entre o número de casos e as ondas da doença.
Ele explica que o vírus pode ter sofrido mutações, mais uma vez.
A proximidade das festas de final de ano traz de novo algumas recomendações. José Eduardo Levi, reforça a importância do esquema vacinal completo.