De acordo com o Monitor das Doações Covid-19, criado pela Associação Brasileira dos Captadores de Recursos (ABCR), desde o início da pandemia da Covid-19 até o final de julho de 2021, foram repassados mais de R$ 7 bilhões para iniciativas que ajudam pessoas em extrema vulnerabilidade social.

A pandemia gerou inúmeros prejuízos mas, de certa forma, também uniu vários setores e fez que muitas pessoas e empresas passassem a doar mais para campanhas que buscam diminuir os danos causados pela falta de renda, como a fome e a falta de assistência à saúde e educação.

No entanto, o desafio desses projetos agora é manter o nível de solidariedade, pois parte da população continua sofrendo com as crises econômica e sanitária.

O gerente de Engajamento e Mobilização de Recursos no Grupo Marista, Rodolfo Schneider, gerente de um programa de mobilização social, ressalta que promover campanhas contínuas que aproximem as pessoas de iniciativas solidárias é uma forma de garantir as doações.

Um dos programas deste ano pretende arrecadar recursos para a revitalização da ala pediátrica do Centro Cirúrgico do Hospital Universitário Cajuru.

Para o diretor-geral do Hospital Universitário Cajuru, Juliano Gasparetto, as campanhas auxiliam, pelo menos, a diminuir o déficit financeiro mensal do hospital que atende 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A população e as empresas podem ajudar a captar recursos tanto para projetos de educação quanto para o Hospital Universitário Cajuru.

Pessoas físicas podem colaborar com doações voluntárias por boleto bancário, depósito em conta-corrente, ou pela conta de energia elétrica da Copel. Já as empresas podem fazer uma doação direta aos projetos e deduzi-la até o limite de 2% do seu Lucro Operacional Bruto.

Mais informações sobre como doar estão no site www.impostosolidario.org.br