Há uma expectativa para a chegada na rede particular, de doses da vacina contra a Covid-19 no Paraná. Laboratórios de alguns estados brasileiros, como São Paulo, já receberam doses.

A reportagem da CBN Curitiba fez um levantamento com nove estabelecimentos da capital, entre laboratórios e farmácias. Ainda não chegaram doses da vacina contra a Covid-19 na rede particular na cidade.

Segundo a Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC) não há data exata para isso acontecer. Nesta semana a entidade anunciou que doses da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 estão sendo liberadas para a rede privada de clínicas do país. Cerca de 2 milhões de doses da vacina já estão disponíveis para faturamento. O preço estimado pela associação gira em torno de R$300 e R$350 reais.

A Associação informou, por meio de nota, que a expectativa é de que, com o passar do tempo e o controle total da pandemia, a vacina
de Covid venha a se tornar uma vacina de rotina, como a de gripe, por exemplo.

De acordo com Bernardo Almeida, médico infectologista, no ponto de vista de esquema vacinal, nada deve mudar. Além disso, as clínicas também devem checar as doses que o paciente já tomou e efetuar as devidas orientações.

A ideia é que a vacina não seja de busca espontânea. Cada paciente deve entrar em contato com sua clínica de confiança, se informar e fazer um agendamento conforme a disponibilidade de doses. Os frascos após abertos têm 48 horas de validade.

A liberação da venda da vacina contra a Covid-19 na rede particular só foi possível após a determinação do Governo Federal pelo fim da Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (Espin). A portaria que encerrou esse período foi publicada em 22 de abril, mas entrou em vigor nesta segunda-feira, 30 de maio.