Os alunos das 2.088 escolas da rede estadual de ensino voltam às aulas na próxima segunda-feira (28). O segundo semestre será iniciado com corpo docente reforçado, após a contratação de 988 professores efetivos. Eles foram selecionados por meio de concurso público, realizado em 2023, e nomeados agora pelo governo do estado.
De acordo com a Secretaria Estadual da Educação, essa é a maior contratação em dez anos e leva para mais de 4.500 o número do professores efetivados nos últimos anos. Os novos professores vão atuar em diversas disciplinas em escolas de todos os 32 núcleos regionais.
SAIBA MAIS:
Além disso, o segundo semestre de 2025 também marca a ampliação da jornada de trabalho para dois mil professores da rede, passando de 20 para 40 horas semanais.
Melhorias na infraestrutura
Professores e demais profissionais da educação vão receber os cerca de um milhão de alunos em espaços que passaram por melhorias de infraestrutura segundo o secretário Roni Miranda.
Uma das entregas, feitas com o objetivo de melhorar as condições para a comunidade escolar, antecipa os preparativos para o verão: no último trimestre 11 mil novos aparelhos de ar condicionado chegaram às escolas. A expectativa é que 20 mil equipamentos do tipo sejam instalados até o fim do ano.
Uniformes para o ensino integral
A volta às aulas será marcada ainda pela distribuição de uniformes para os 80 mil estudantes matriculados nas 408 escolas em tempo integral do estado. Cerca de 10% dos kits foram distribuídos ainda em julho, os demais chegam às mãos dos alunos a partir dessa volta às aulas.
*Com informações da AEN








