A Receita Federal recebeu 2.869.493 declarações do Imposto de Renda de contribuintes paranaenses em 2024, conforme dados do sistema do órgão consultados pela CBN Curitiba na manhã deste sábado (1º), após o fim de prazo de entrega do domingo, às 23h59 desta sexta-feira (31 de maio). Os números ficaram dentro da expectativa inicial para este ano. Houve aumento na quantidade de declarações no Paraná em relação a 2023, quanto a Receita contabilizou 2.710.990 entregas.

Cerca de 40% dos paranaenses fizeram a declaração na modalidade pré-preenchida neste ano. Ainda conforme a Receita, 84,4% optaram pelo Programa Gerador de Declaração, enquanto 9,1% fizeram o processo de modo online e outros 6,5% pelo aplicativo do órgão federal.

Do total dos paranaenses que entregaram a declaração, 57,6% terão restituição – 35,2% vão receber via PIX. Além disso, 22,5% devem pagar valores ao governo federal e 19,8% não vão pagar imposto.

E quem perdeu o prazo?

Os contribuintes que perderam o prazo vão pagar multa mínima de aproximadamente R$ 165. Se houver valores a pagar, o paranaense pode ficar inadimplente e ser incluído na dívida ativa da Receita Federal. O CPF fica com restrições e a pessoa não consegue participar de concursos públicos, renovar passaporte e até mesmo tomar uma linha de crédito no seu banco.

Quem entregou, mas sem os dados completos, deve fazer a retificação do documento nos próximos dias., segundo o professor dos programas de MBA em Contabilidade e Finanças da Universidade Positivo (UP), Marco Aurélio Pitta.

O sistema da Receita Federal reabre nesta segunda-feira (3). Mais orientações estão disponíveis no site do órgão (clique aqui).