A Receita Federal apreendeu, nesta segunda-feira (1º), 21 quilos de cocaína no Porto de Paranaguá. A droga estava escondida em um compartimento do motor refrigerado de um contêiner, vindo do Japão, e foi descoberta ao passar por um aparelho scanner, que detectou a irregularidade.

Segundo a Receita Federal, como o Japão não é um país produtor de cocaína, a suspeita é que a droga foi enviada de alguma região produtora, mas não foi retirada pelos traficantes no porto de destino original por algum motivo.

O contêiner, então, continuou sendo reutilizado até ingressar no Brasil, onde os servidores da Receita Federal detectaram a droga.

Essa é a nona apreensão realizada pela Receita Federal em 2022, somando 397,5 quilos de entorpecentes apreendidos no ano. A ação está inserida na Operação Divisas Integradas VII, coordenada pela Polícia Militar do Paraná em conjunto com outros órgãos de segurança.

Na semana passada, a Polícia Federal fez a apreensão de 103 quilos de cocaína. A droga estava escondida na parte dianteira de um caminhão de resgate, com placa de Paranaguá, separada em 101 tabletes. Quatro pessoas foram presas na ocasião.