A Receita Federal pede que a população tome alguns cuidados durante compras feitas pela internet. O alerta foi feito pelo órgão depois que golpistas utilizam o nome “Alfândega” para tentar dar mais autenticidade às fraudes.
De acordo com a Receita Federal, os estelionatários usam anúncios pagos, que aparecem como publicidade em sites da internet, para atrair vítimas por meio da venda de produtos com preços muito abaixo do mercado.
A atuação das Alfândegas não inclui a comercialização de mercadorias, como aponta a Receita Federal. As unidades são responsáveis por administrar e executar atividades de controle aduaneiro, de atendimento e orientação à população, situações de combate a ilegalidades tributárias e aduaneiras, além de combater o tráfico de drogas, tráfico internacional de armas de fogo e munições, entre outras atribuições.
O delegado do Núcleo de Combate aos Cibercrimes, José Barreto, relata qual golpe é utilizado pelos estelionatários ultimamente.
Alguns golpistas fazem depósitos falsos para enganar as vítimas. Segundo o delegado, as pessoas devem confirmar se o valor foi recebido na conta e não acreditar apenas em comprovantes de depósito. José Barreto também alerta para que não sejam enviadas fotos ou cópias de documentos e ainda chama a atenção para o golpe do whatsapp.
O delegado fala sobre os cuidados que as pessoas devem ter antes de efetuar compras on-line.