O governador reeleito do Paraná, Ratinho Junior (PSD), vai apoiar a candidatura de Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições presidenciais desse ano. Ratinho Júnior disse que pretende trabalhar para ampliar a votação que Bolsonaro teve no Paraná.

Ratinho Junior teve 69,64% dos votos. Foram 4 milhões e 200 mil votos, número quase três vezes maior do que o segundo colocado, Roberto Requião (PT) que ficou com 26,23% dos votos. Gomyde (PDT) foi o terceiro com 2,08%.

Ratinho Junior teve a segunda a maior votação proporcional do país neste ano, atrás apenas de Helder Barbalho, do Pará, que conseguiu 70% dos votos.

O governador disse que a reeleição dele representa a mudança de eixo político no Paraná.

Em coletiva de imprensa na sede do TRE, em Curitiba, Ratinho Junior fez um balanço do mandato dele. Ele disse que o Paraná superou a crise hídrica, a pandemia e que agora ele pretende consolidar o estado como aquele que produz alimentos e respeita o meio ambiente.

Ratinho Junior nasceu em Jandaia do Sul, tem 41 anos e é casado com Luciana Saito Massa. Tem três filhos (Alana, Yasmin e Carlos Roberto).

Na carreira política, ele foi deputado estadual pela primeira vez aos 21 anos, em 2002, sendo o candidato mais votado, com 189 mil votos.

Em 2006 ele foi eleito deputado federal com 205 mil votos, a segunda maior votação do Brasil. Em 2010, foi reeleito deputado federal com a maior votação da história, com 360 mil votos.

Em 2012 tentou a candidatura a prefeitura de Curitiba, recebeu 387 mil votos e perdeu a eleição para Gustavo Fruet. Em 2014 foi eleito deputado estadual pelo Paraná com mais de 300 mil votos.

Em 2018 foi eleito governador do Paraná no primeiro turno, com mais de 3,2 milhões de eleitores, o equivalente a 60% dos votos válidos.