O governador Ratinho Junior se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e governadores e representantes dos 26 estados e do Distrito Federal, além de líderes partidários, nesta quinta-feira, em Brasília. No encontro foram discutidos aspectos da reforma tributária.

Com votação prevista no plenário da Casa a partir da primeira semana de julho, a reforma deve simplificar a cobrança de tributos e garantir segurança jurídica para atrair investimentos. O governador defendeu que a reforma inclua a criação de um Fundo de Desenvolvimento Regional atendendo também o Sul e o Sudeste, que teria o papel de equilibrar desigualdades econômicas e sociais nos municípios.

A pauta já foi pactuada nas reuniões recentes do Cosud, Consórcio de Integração Sul e Sudeste, e do Codesul, Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul. Governadores de outras regiões também defendem modelo similar.

Além da discussão sobre fundos, a reforma tributária busca simplificar o sistema. Durante o encontro, os participantes destacaram que o principal objetivo é chegar num modelo tributário mais justo e eficiente do ponto de vista distributivo. Também foram apontados pontos que ainda precisam de ajustes.

* Com informações da AEN