O governador Ratinho Junior anunciou nesta quinta-feira (22) mais cinco nomes que vão compor a equipe de secretariado no Governo do Paraná nos próximos quatro anos. Foram confirmados Eduardo Pimentel, vice-prefeito de Curitiba, na Secretaria das Cidades, Luciana Casagrande Pereira na Secretaria da Cultura, Helio Wirbiski na Secretaria do Esporte, Marcelo Rangel na Secretaria de Inovação Modernização e Transformação Digital e o tenente-coronel Sérgio Vieira Benício na Casa Militar.

A pasta de Eduardo Pimentel, anteriormente chamada de Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, é responsável pelo acompanhamento dos financiamentos que estão em andamento para liberação de novos equipamentos aos municípios (como creches, centros comunitários, barracões industriais e praças), além de melhorias no planejamento das cidades, com os Planos de Desenvolvimento Integrado que estão em andamento.

Eduardo Pimentel disse que não precisará se licenciar do mandato de vice-prefeito, mas terá que optar por uma das remunerações.

Nesta quarta-feira (21) foi anunciado o primeiro nome, na Secretaria Segurança Pública do Estado: o coronel Hudson Leôncio Teixeira, que até então era comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR). Nesta quinta também foi confirmado o nome do novo comandante-geral da PMPR, coronel Sérgio Almir Teixeira, e a continuidade do delegado Silvio Jacob Rockembach no comando da Polícia Civil do Paraná.

Para o cientista político, Eduardo Miranda, as trocas de secretários no novo governo são readequações políticas, algo que não é exclusivo do Paraná.

O especialista afirma que a ida de Eduardo Pimentel também para o governo estadual é uma estratégia para próximas eleições.

Os secretários serão nomeados para os respectivos cargos após a posse do governador, marcada para 1º de janeiro na Assembleia Legislativa do Paraná.