Depois de quase três dias chegou ao fim o julgamento de Raphael Suss Marques, médico acusado de matar a fisiculturista Renata Muggiati, em setembro de 2015.

O Conselho de sentença se reuniu por volta das 0h45 da madrugada desta sexta-feira (10). Os jurados consideraram que Raphael é culpado.

Com isso ele foi condenado a 32 anos de prisão, pelo homicídio quadruplamente qualificado.

O assassino já estava preso desde 2019, a pedido da justiça. A juíza também reconheceu a culpa de Raphael por fraude processual e violência doméstica, com lesão corporal qualificada, o que levou a mais de 32 anos de prisão.

O promotor do Ministério Público, Marcelo Balzer, afirmou que a pena com mais de 30 anos traz um recado para a sociedade.

Já Tina Gabriel, irmã de Renata Muggiati, acredita que a justiça foi feita.

A defesa de Raphael evitou falar com a imprensa.

A sentença incluiu três tipos de crimes, veja abaixo a pena para cada um deles.

  • Homicídio qualificado: 31 anos de prisão em regime fechado;
  • Fraude processual: 11 meses de detenção em regime aberto;
  • Lesão corporal: cinco meses de detenção em regime aberto.

Como foi o julgamento

Depois de quase oito anos da morte da jovem, que caiu do 31° andar de um apartamento no centro de Curitiba, foram ouvidas 10 pessoas no Tribunal do Júri, entre testemunhas e informantes. A acusação trabalhou com a tese de que Renata foi morta asfixiada e depois jogada do prédio. Já a defesa, buscou uma versão de suicídio.

Durante o julgamento alguns depoimentos chamaram a atenção, como os dos peritos do IML da Polícia Científica, que apontavam morte por asfixia e o afastamento de um deles do cargo após atestar o suicídio.

Outro foi o de uma ex-namorada de Raphael Suss Marques, que prestou depoimento durante as fases preliminares do julgamento. O vídeo foi exibido pela acusação. Mas a mulher veio até o tribunal e falou com a imprensa sem se identificar.

Os pais de Raphael, que também falaram em juízo disseram que nunca presenciaram comportamentos agressivos do filho e que não sabia de agressões a ex namoradas e nem a Renata Muggiati.

Já Suss Marques foi o último a depor e negou veementemente qualquer agressão a Muggiati. Disse que cuidava, alimentava e dava banho.