A primeira reunião entre a Frente Parlamentar sobre o Pedágio da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) com integrantes do Governo Federal aconteceu Palácio do Planalto, em Brasília, na sexta-feira (6).

Os deputados Arilson Chiorato (PT), que coordena os trabalhos da Frente, e Luiz Cláudio Romanelli (PSD), participaram da reunião com Maurício Muniz, subchefe da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil (SAM), e com a deputada federal, Gleisi Hoffmann (PT).

O coordenador da Frente Parlamentar sobre o Pedágio disse que a reunião foi motivada pela preocupação com o novo modelo de pedágio que está pronto para ser leiloado.

Arilson Chiorato afirmou que a Frente Parlamentar quer ampliar a discussão com a apresentação de estudos técnicos, que apontam divergências em relação à proposta que anunciada.

O deputado estadual explicou que uma nova reunião técnica deve acontecer em breve para discutir vários pontos, entre eles obras emergenciais, como as da BR 277.

No Paraná, os motoristas deixaram de pagar pedágio há pouco mais de ano, em 28 de novembro de 2021. Nesse dia, as rodovias que fazem parte do Anel de Integração tiveram as cancelas liberadas. A data marcou o fim da concessão de pedágio nas rodovias à iniciativa privada, que já durava quase 25 anos, sendo iniciada em 1997. Ao todo, 27 praças deixaram de fazer a cobrança.