O Queijo Parmesão Frimesa, de Marechal Cândido Rondon foi eleito o melhor queijo do Paraná, pelo Prêmio Queijos do Paraná. Foram 297 queijos julgados e classificados nesta quinta-feira (01), durante evento no Museu Oscar Niemeyer. Os vencedores poderão utilizar os selos das medalhas nas embalagens de seus produtos.

Outros 98 concorrentes levaram uma medalha para casa: 28 obtiveram medalha de bronze, 30 ganharam a de prata, 30 conquistaram a de ouro e 10 a medalha super ouro.

A avaliação dos queijos aconteceu em três fases. Na primeira – no período da manhã –, o júri avaliou os inscritos a partir de critérios técnicos e sensoriais, de acordo com a categoria inscrita, como explica técnico do departamento técnico do Sistema FAEP/SENAR-PR Alexandre Lobo Blanco.

Cada queijo recebeu pontos de 0 a 20. Os produtos que obtiverem 18 pontos ou mais ficaram com a medalha de ouro. Com a prata ficaram aqueles com 16 pontos. E o bronze foi para os que atingirem 14 pontos.

Dos 10 queijos que receberam a premiação de super ouro, quatro foram para Santana do Itararé (três variedades de Leomar Melo Martins e um do Queijo da Célia) e dois para Cantagalo, da Tia Nena Produtos Coloniais. Os jurados não tinham conhecimento sobre o município ou o produtor.

Os municípios de Palmeira (Cooperativa Agroindustrial Witmarsum), Marechal Cândido Rondon (Frimesa), Nova Laranjeiras (Queijos Serra Dos Macacos) e Diamante do Oeste (Produtos Elis) levaram uma medalha cada.

De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, o prêmio contribui para valorizar a cadeia de produção de leite no Estado.

O Paraná é o segundo maior produtor de leite do país, com 4,5 bilhões de litros de leite produzidos.
Mesmos para os inscritos que não receberam medalhas, vão receber uma avaliação técnica dos jurados com apontamentos do produto.

O Prêmio Queijos do Paraná foi idealizado por um comitê gestor formado pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater), Sistema FAEP/SENAR-PR, Sebrae-PR e Sindileite-PR, com apoio de 28 entidades.