De 22 de dezembro de 2021 até 25 de fevereiro de 2022, quase 10 mil toneladas de lixo foram retiradas da Ilha do Mel, e das ruas e praias de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e Morretes. Os números foram divulgados pelo Instituto Água e Terra (IAT).
No entanto, a estimativa do IAT é de que este número ultrapasse 17 mil toneladas no balanço final dos relatórios municipais.
Somente na Ilha do Mel, foram recolhidas mais de 528 toneladas de resíduos sólidos desde o início das ações do IAT.
Por lá, os resíduos são retirados todos os dias, pela manhã e à tarde e, três vezes por semana, o acumulado é levado ao Centro de Transbordo, que direciona o lixo para a embarcação especializada que faz o transporte até o local adequado para separação.
Principais resíduos retirados das praias
Segundo a Sanepar, que também faz a retirada de lixo das praias, entre os principais resíduos encontrados estão plásticos, vidro, cascas de coco e bitucas de cigarro. Nesta temporada, as equipes de limpeza também encontraram uma grande quantidade de máscaras descartáveis.
Cerca de 130 trabalhadores contratados pela companhia atuam em 48 quilômetros lineares da orla, na limpeza, varrição, transporte e separação de resíduos. A atividade é feita diariamente, incluindo sábados, domingos e feriados, nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.