Os donos de veículos que resolveram parcelar o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA), já têm mais uma parcela para quitar desde quinta-feira da semana passada, dia 17 de fevereiro. Está é a segunda prestação do imposto a ser paga no Estado. Segundo a Secretaria Estadual da Fazenda, cerca de 48% dos contribuintes ainda nem começaram a pagar o IPVA, ou seja, mais de 2 milhões de motoristas. Cerca de 1,1 milhão contribuintes pagaram à vista e 1,2 milhão pagaram a primeira parcela do tributo. Somados, os dois grupos correspondem a 52% dos proprietários de veículos no Paraná.

De acordo com o calendário, nesta semana os donos de automóveis com os finais das placas 7 e 8 devem pagar a segunda parcela do IPVA 2022 até esta terça-feira. Já os carros com as placas com finais 9 e 0 vencem na quarta-feira, dia 23.

Para quem atrasar o pagamento haverá juros e multa que podem chegar a 10% do valor da parcela. O atraso no pagamento do IPVA não é considerada infração de trânsito, mas impossibilita a emissão do licenciamento do veículo que pode ser apreendido, além de outras penalidades, como explicou o gerente do setor de IPVA da Receita Estadual, Leonardo Marcon.

A guia, mesmo que esteja atrasada, pode ser emitida pelo portal da Secretaria de Estado da Fazenda. É necessário ter o número do Renavam, que consta no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

Leonardo Marcon disse que os pagamentos podem ser feitos via Pix, pelos canais eletrônicos de qualquer instituição bancária ou mesmo por meio de aplicativos.

Conforme a Secretaria de Estado da Fazenda e a Receita Estadual, já foram arrecadados no mês de janeiro R$ 1,9 bilhão com os pagamentos do IPVA.