Uma comemoração singela, mas que significa muitas coisas como alívio, superação e a certeza de que todos foram fundamentais. Nesta quarta-feira (17), profissionais de saúde que atuam no Complexo Hospital de Clínicas (CHC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, fizeram um vídeo em que aplaudem e comemoram o fechamento da ala de UTI SUS Covid-19 do hospital após um ano e oito meses.

No início de 2020, além do 6º andar do HC, que compreende a área ortopédica, pelo menos outros quatro andares foram remanejados para atendimento exclusivo de pacientes infectados ou com suspeita de infecção pelo coronavírus.

O hospital chegou a ter a maior ala da Covid-19 de todo o Paraná, com 273 leitos destinados para pacientes da doença, entre UTIs e enfermarias. Mas, nesta quarta-feira, apenas três pacientes em fase final do quadro infeccioso estavam internados.

A secretária municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, falou da importância da desativação dos leitos da Covid-19 que podem ser direcionados para outros setores dos hospitais.

Outros hospitais

A capital paranaense já chegou a ter 548 leitos de UTI SUS exclusivos para pacientes da Covid-19 e 746 leitos clínicos ou enfermarias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ocupados, chegando ao colapso do sistema de saúde e precisando adotar a bandeira vermelha com restrição máxima no funcionamento dos comércios e na prestação de serviços.

Nesta quarta-feira, em bandeira amarela, a mais baixa adotada pela Secretaria Municipal de Saúde, eram 138 leitos de UTIs SUS Covid-19, sendo que a ocupação era de 41%. A redução no número de UTIs já chega a quase 75%.

Em relação aos leitos clínicos ou enfermarias, a redução é de quase 82%. Atualmente, 137 estão ativados, com ocupação em 31%.