As campanhas de imunização da Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) reforçam a importância de atualizar o calendário vacinal. Contudo, a baixa adesão ao cronograma de imunização para quem está apto a tomar as doses de reforço, foi uma das muitas preocupações apontadas pelo secretário estadual de Saúde, Beto Preto.

A grande movimentação de pessoas durante as festas de fim de ano também chama a atenção da Secretaria de Saúde. Beto Preto, fez uma projeção pós festejos natalinos e de réveillon, que acabam gerando aglomerações e, consequentemente, podem resultar no aumento de casos positivos de Covid-19.

Beto Preto acredita que a movimentação de pessoas, tanto no Litoral quanto no interior do estado, acende o alerta para a importância de tomar o imunizante anticovid.

O cuidado que surge no Paraná e no Brasil, é reflexo da alta disseminação do vírus que acontece atualmente na China, mesmo após três anos dos primeiros casos de Covid-19 registrados no país asiático.

A continuidade dos cuidados básicos, adotados durante a pandemia, também não devem ser esquecido, mesmo que o cenário não represente o que foi registrado no auge da contaminação do coronavírus.

No início dessa semana, a Sesa recebeu cerca de 200 mil vacinas da Astrazeneca e começou a distribuição para que os municípios fiquem abastecidos no fim do ano. Essa será a última distribuição de vacinas anticovid de 2022. Os imunizantes enviados são para adultos, adolescentes e crianças.