Quase seis milhões de paranaenses ainda não tomaram a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Dados do Vacinômetro Nacional, do Ministério da Saúde, apontam que de janeiro a agosto deste ano apenas 719 mil vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas no Paraná. O número representa uma redução de mais de 91% quando comparado ao mesmo período em 2022, quando foram aplicadas mais de 8 milhões e 580 mil doses.

Segundo o governo, mais de 214 mil doses somente da bivalente contra a Covid-19 estão disponíveis no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e nas 22 Regionais de Saúde para distribuição. Segundo o Vacinômetro, a população de 60 a 69 anos foi a que mais procurou uma unidade de saúde. Menos de 200 mil jovens de 20 a 29 anos tomaram essa dose no Estado.

O secretário de Saúde, Beto Preto, alerta para a importância da continuidade da imunização para aumentar a proteção e evitar o agravamento da doença em caso de infecção.

A campanha de multivacinação do Ministério da Saúde é realizada entre 14 e 28 de outubro no Paraná, sendo 21 o Dia D de mobilização. A ideia do movimento é unir estados e municípios para reforçar a cobertura vacinal de todos os imunizantes que fazem parte do Calendário Nacional de Imunização, além de campanhas vigentes como Covid-19 e Influenza.

Com informações da AEN.