O Dia dos Namorados acontece no próximo 12 de junho e o comércio demonstra uma expectativa alta para as vendas. No centro de Curitiba e nos shoppings as vitrines já dão mostras das promoções e dos produtos destinados para a data. Uma sondagem da Fecomércio PR e Sebrae/PR mostra que 47,1% dos paranaenses vão presentear.

Os homens são os que mais presenteiam no Dia dos Namorados e, neste ano, serão 50,6%, ante 44,1% de mulheres.

Ana Cecília Fuhrmann, gerente de uma loja de chocolates na capital, conta que as mulheres planejam as compras e fazem com antecedência, já os homens deixam para a última hora.

O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt pontua que a média de gastos relacionados a data deve ficar nos R$100,00.

O shopping e a internet são os locais preferidos para a compra dos presentes. São 35,4% dos pesquisados com intenção de ir a algum shopping e 33,7% devem buscar os produtos na internet. Já as lojas do centro da cidade devem receber 13,1% do fluxo de consumidores e as lojas de bairro, 9,7%.

A Sandra Cecílio é gerente de uma loja de perfumes na rua XV de novembro e destaca que a procura deve ser maior no fim de semana.

Apesar dos parcelamentos, a pesquisa da Fecomércio ainda aponta que o PIX deve ser o método campeão, com a famosa pedida de desconto.

Juntos, Pix, cartão de débito e dinheiro, devem concentrar 67,6% dos pagamentos. O cartão de crédito parcelado tem 17,3% das intenções de compra e o cartão de crédito à vista, 14,5%.