A baixa procura pela vacinação contra a Covid-19 em várias regiões do estado deixa os órgãos de saúde preocupados. No Paraná, quase 200 mil doses do imunizante estão próximas do vencimento, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

Nas últimas 24 horas, conforme o boletim da Covid-19 divulgado pela Sesa, nesta quarta-feira (3), o Paraná registrou mais uma morte e 1.149 casos da doença.

A pasta informou que os imunizantes estão com prazo de validade dentro dos próximos 30 dias, mas que o levantamento é dinâmico e não indica, necessariamente, que esse montante chegará ao vencimento.

A Secretaria Estadual de Saúde disse ainda que a orientação aos municípios é para que façam a busca ativa das pessoas para ampliar a cobertura vacinal.

O médico infectologista Moacir Pires Ramos ressalta a importância de as pessoas continuarem tomando as doses contra a doença.

Em Curitiba, por exemplo, quase um milhão e cem mil pessoas receberam a primeira dose de reforço contra a Covid-19, no entanto, o número de pessoas que já receberam a segunda dose de reforço é menor. Ao todo, segundo o Painel Covid Curitiba, foram aplicadas pouco mais de 413 mil segundas doses de reforço na cidade.

Esses números não representam necessariamente que todas as pessoas estão com a vacinação atrasada, pois, o chamamento para a segunda dose de reforço está sendo feito de forma escalonada por idade.

Ao todo, a capital paranaense já registrou a perda de quase 163 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Essa perda operacional, como é chamada, pode acontecer por fatores como: quebra de frasco, problemas no transporte ou no acondicionamento das vacinas.